Pense nisso...

“Ensinar é dar condições ao aluno para que ele se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produtor de conhecimento. Ensinar é ensinar a ler para que o aluno se torne capaz dessa apropriação, pois o conhecimento acumulado está escrito em livros, revistas, jornais, relatórios, arquivos. Ensinar é ensinar a escrever porque a reflexão sobre a produção de conhecimento se expressa por escrito.”

GUEDES, PAULO COIMBRA,; SOUZA, JANE MARI de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9 ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2011.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Histórias de leitura

Minha história minhas leituras
Lembro-me da minha mãe recebendo o vendedor do círculo do livro em casa, sabia que seria mais uma tarde aminada, e assim que o rapaz chegava, ela prontamente preparava um cafezinho e alguns biscoitos, o que com certeza deixava ainda mais agradável à visita.
A estante forrava toda a parede da sala do chão até o teto e era quase inacreditável que ali ainda caberia algum livro, mas sempre que a visita aparecia minha mãe conseguia dar um jeito de caber mais um livro na estante, igual coração de mãe, sempre cabe mais um.
E neste meio repleto de livros e, obviamente, leitura, que cresci, e ainda bem nova conheci Sidney Sheldon, suas histórias me fascinavam, madrugadas inteiras sem dormir, lendo, lendo e cada vez mais ansiosa para desvendar o final do livro.
Intercalava com Agatha Christie e outros autores, mas foi Emily Bronte que me apresentou o amor de uma forma avassaladora, inesquecível e surpreendente, em “O Morro dos Ventos Uivantes”, é claro que com o passar dos anos, e algumas leituras a mais descobri novos amores, lugares fantásticos, tinha o mundo, literalmente, em minhas mãos.
Após a morte de minha irmã aos 18 anos, despertei para outras leituras e novas formas de pensar a vida, e neste momento Zibia Gasparetto preenchia as minhas horas de leitura, me trazia paz e conforto, eu precisava acalmar minha alma, deixei-me levar pelos mais diversos enredos, senti sensações até então desconhecidas, aprendi a ver a vida de formas diferentes, de certa forma, acredito que tenha amadurecido.
Hoje, novamente passo por uma grande transformação em minha vida, agora sou mãe de uma menininha de 1 ano de idade, já comprei a estante e alguns livros, eu e minha família começamos, mas ainda temos muito para ler e aprender.
Professora Tânia Guidotti Canado

Um comentário: