Pense nisso...

“Ensinar é dar condições ao aluno para que ele se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produtor de conhecimento. Ensinar é ensinar a ler para que o aluno se torne capaz dessa apropriação, pois o conhecimento acumulado está escrito em livros, revistas, jornais, relatórios, arquivos. Ensinar é ensinar a escrever porque a reflexão sobre a produção de conhecimento se expressa por escrito.”

GUEDES, PAULO COIMBRA,; SOUZA, JANE MARI de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9 ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2011.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Histórias de Leitura



Outra história

Pertenço à geração onde a maioria das crianças era alfabetizada na escola.  Os meus pais não tiveram a oportunidade de estudar. Sabiam ler e escrever porque estudaram até o 2º ano primário.
Morava em uma casa onde tinha a visão privilegiada da escola que ficava no final da rua. Sonhava com o primeiro dia de aula.
Conseguir decifrar as palavras com a cartilha “Caminho Suave” foi sonho realizado. Ter livros, naquela época, era supérfluo, porque ter o que comer possuir um único par sapato, o uniforme e o material escolar, era mais importante.
Fui ter o “meu” primeiro livro na conclusão 4ª série primária.  Prêmio pó ter conseguido a promoção para o antigo ginásio. Naquela época você não passava automaticamente para o Ensino Fundamental II. Os alunos tinham que efetuar um exame de admissão e, caso aprovados, poderiam matricular-se na 5ª série do Fundamental II.
A partir desta fase as portas para o “mundo da leitura” se abriram, pois descobri algo excepcional chamado: “biblioteca” que até então não conhecia.

Professora Valquíria Ferreira de Carvalho

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