SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Texto: No aeroporto / Carlos Drummond de Andrade
Tempo previsto: 4 aulas Série/Ano: 8ª. série / 9º. Ano
Objetivo: Reconhecer o gênero textual crônica e ampliar o vocabulário.
Conteúdo temático: inferência, intencionalidade, dicção e entonação.
Competências e habilidades: refletir sobre o uso da língua como instrumento essencial para a aprendizagem; reconhecer no texto indícios da intencionalidade do autor; identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal; localizar e relacionar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto; confirmar ou retificar as antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura, esclarecimento de palavras desconhecidas a partir da inferência.
Estratégias:
Aula interativa com a participação dos alunos; roda de leitura e de conversa;
Antes da leitura levantamento do conhecimento prévio do aluno sobre o assunto, o veículo de comunicação, o gênero textual e o autor.
- Antecipação do título
Já foram em algum aeroporto?
Já viajaram de avião?
Sabem onde fica o aeroporto do Galeão?
Já ouviram falar de Carlos Drummond de Andrade?
Sabem o que é uma crônica?
Leitura do primeiro parágrafo e checagem de hipóteses;
Como será a aparência de Pedro?
O que vocês estão achando de Pedro?
Durante a leitura confirmação e retificação de antecipações e expectativas e construção do sentido global do texto.
O texto era o que vocês esperavam?
Vocês gostaram?
Recursos: Cópias impressas do texto e dicionário.
Avaliação: Avaliação crítica do texto a partir da oralidade, interação e participação nas leituras e rodas de conversa.
Elaborado por: Tânia Guidotti Canado
Nenhum comentário:
Postar um comentário