Pense nisso...

“Ensinar é dar condições ao aluno para que ele se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produtor de conhecimento. Ensinar é ensinar a ler para que o aluno se torne capaz dessa apropriação, pois o conhecimento acumulado está escrito em livros, revistas, jornais, relatórios, arquivos. Ensinar é ensinar a escrever porque a reflexão sobre a produção de conhecimento se expressa por escrito.”

GUEDES, PAULO COIMBRA,; SOUZA, JANE MARI de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9 ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2011.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Texto: No aeroporto / Carlos Drummond de Andrade
Tempo previsto: 4 aulas         Série/Ano: 8ª. série / 9º. Ano
Objetivo: Reconhecer o gênero textual crônica e ampliar o vocabulário.
Conteúdo temático: inferência, intencionalidade, dicção e entonação.
Competências e habilidades: refletir sobre o uso da língua como instrumento essencial para a aprendizagem; reconhecer no texto indícios da intencionalidade do autor; identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal; localizar e relacionar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto; confirmar ou retificar as antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura, esclarecimento de palavras desconhecidas a partir da inferência.
Estratégias:
Aula interativa com a participação dos alunos; roda de leitura e de conversa;

Antes da leitura levantamento do conhecimento prévio do aluno sobre o assunto, o veículo de comunicação, o gênero textual e o autor.

- Antecipação do título
Já foram em algum aeroporto?
Já viajaram de avião?
Sabem onde fica o aeroporto do Galeão?
Já ouviram falar de Carlos Drummond de Andrade?
Sabem o que é uma crônica?

Leitura do primeiro parágrafo e checagem de hipóteses;
Como será a aparência de Pedro?
O que vocês estão achando de Pedro?

Durante a leitura confirmação e retificação de antecipações e expectativas e construção do sentido global do texto.
O texto era o que vocês esperavam?
Vocês gostaram?

Recursos: Cópias impressas do texto e dicionário.
Avaliação: Avaliação crítica do texto a partir da oralidade, interação e participação nas leituras e rodas de conversa.

Elaborado por: Tânia Guidotti Canado

Nenhum comentário:

Postar um comentário