Pense nisso...

“Ensinar é dar condições ao aluno para que ele se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produtor de conhecimento. Ensinar é ensinar a ler para que o aluno se torne capaz dessa apropriação, pois o conhecimento acumulado está escrito em livros, revistas, jornais, relatórios, arquivos. Ensinar é ensinar a escrever porque a reflexão sobre a produção de conhecimento se expressa por escrito.”

GUEDES, PAULO COIMBRA,; SOUZA, JANE MARI de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. In: Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 9 ed. Porto Alegre, RS: Editora da UFRGS, 2011.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
Texto “Pausa”
Tempo previsto: 10 aulas                     Público-alvo: 9º ano
Conteúdo temático
  • Definição e características do gênero conto;
  • Discurso direto e indireto;
  • Pontuação, ortografia e acentuação;
  • Foco narrativo e vocabulário;
  • Dados do autor;
  • Estudo do tema ( O porquê do título do texto)


Competências e Habilidades
  • Identificar o estudo do sentido produzido em um texto literário pela exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos;
  • Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas.


Estratégias
  • Leitura silenciosa e oral;
  • Levantamento do conhecimento prévio do aluno com roteiro de questões;
  • Utilização de figuras para leitura de imagens: cansaço, nervoso, repouso, trabalho etc.
  • Dramatização;
  • Músicas: “Vamos fugir” de Gilberto Gil, ou “Sossego” de Tim Maia;
  • Pesquisa: Quais os tipos de problemas que nos levam à fuga da realidade;
  • Uso de dicionários para o enriquecimento do vocabulário;
  • Discussão em grupo sobre os problemas vivenciados em família e possíveis soluções.


Recursos
  • Cds
  • Imagens
  • Livro didático
  • Sala de leitura
  • Internet
  • Vídeos


Avaliação
  • Participação nas atividades individuais e em grupo;
  • Observação da entonação da leitura oral do aluno;
  • Pontualidade na entrega dos trabalhos;
  • Avaliação do questionário oral (roda de debate).
Preparado por: Susemeri Suma

Nenhum comentário:

Postar um comentário